NAS TRILHAS DA FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE PRECEPTORAS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Mirian Gordiano Lima Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v1i11.1024

Palavras-chave:

Experiências formativas., Pesquisa (auto)biográfica., Programa residência pedagógica.

Resumo

O presente artigo discute as experiências formativas de preceptores do Programa Residência Pedagógicas junto à licenciandos em Pedagogia de uma universidade pública do estado da Bahia. Aborda a trajetória da formação inicial que acontece no cotidiano das escolas, no diálogo entre a universidade e a escola básica, através do Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo foi o de mapear as experiências formativas desenvolvidas pelas preceptoras no PRP. O estudo é de natureza qualitativa e ancorou-se na abordagem (auto)biográfica, tendo como dispositivo de recolha de informações a entrevista narrativa. Participaram como colaboradoras cinco professoras da escola básica, que foram preceptoras do PRP pelo período mínimo de dois anos. A pesquisa permitiu concluir que as experiências formativas das preceptoras se tecem de modo singular, no cotidiano da profissão docente, em que a relação com as licenciandas gera espaço de reflexão, diálogo e de protagonismo formativo entre universidade e escola básica. 

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Diretor do Departamento de Educação - DEDU/UEFS. Líder e Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica ? DIVERSO. Líder e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2014). Membro da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Pesquisador do Fórum Nacional de Pesquisa Narrativa. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino - ANDIPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, docência universitária e na Educação Básica. Desenvolve estudos com narrativas nas perspetivas metodológicas da (auto)biografia, pesquisa narrativa e Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas.

Mirian Gordiano Lima Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, campus Feira de Santana, conclusão em 1996. Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba,Curso EAD, conclusão em 2002. Pós-graduada em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia, Curso EAD, conclusão em 2012. Possui experiência como professora do Ensino Fundamental I da Rede Particular em escolas de Feira de Santana. Atua como Coordenadora Pedagógica Estadual há 21 anos, atualmente estou trabalhando no Colégio Estadual Teotônio Vilela. 

Downloads

Publicado

2025-04-21

Edição

Seção

Artigos