NAS TRILHAS DA FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE PRECEPTORAS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i11.1024Palavras-chave:
Experiências formativas., Pesquisa (auto)biográfica., Programa residência pedagógica.Resumo
O presente artigo discute as experiências formativas de preceptores do Programa Residência Pedagógicas junto à licenciandos em Pedagogia de uma universidade pública do estado da Bahia. Aborda a trajetória da formação inicial que acontece no cotidiano das escolas, no diálogo entre a universidade e a escola básica, através do Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo foi o de mapear as experiências formativas desenvolvidas pelas preceptoras no PRP. O estudo é de natureza qualitativa e ancorou-se na abordagem (auto)biográfica, tendo como dispositivo de recolha de informações a entrevista narrativa. Participaram como colaboradoras cinco professoras da escola básica, que foram preceptoras do PRP pelo período mínimo de dois anos. A pesquisa permitiu concluir que as experiências formativas das preceptoras se tecem de modo singular, no cotidiano da profissão docente, em que a relação com as licenciandas gera espaço de reflexão, diálogo e de protagonismo formativo entre universidade e escola básica.
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