A CONTA DE ÁGUA RESIDENCIAL EM SALA DE AULA: UMA TAREFA MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO AUTÊNTICO?
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i11.1036Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Aprendizagem Matemática, Função definida por partes, ContextoResumo
O objetivo do artigo é discutir os resultados alcançados por uma tarefa interdisciplinar, que requeria conhecimentos matemáticos e de programação, realizada num primeiro ano de um curso técnico integrado em informática de nível médio, no segundo semestre de 2020, de forma remota. A partir de uma tabela de valores da SANEPAR, os estudantes foram convidados a escrever algebricamente (e graficamente) a função por partes correspondente para um consumo residencial, bem como elaborar e implementar um algoritmo, em linguagem de programação Python, para fornecer o valor total da fatura de água. Os alunos organizaram-se em grupos com no máximo 4 estudantes, e ao longo do processo (cerca de 1 mês) puderam esclarecer dúvidas com os professores das disciplinas envolvidas: algoritmos e matemática. Observou-se grande engajamento dos estudantes, inclusive em termos de reflexões acerca das tarifas cobradas. Em termos de aprendizagem matemática, a atividade favoreceu a compreensão dos significados de domínio e imagem de uma função por partes; além disso, permitiu aos alunos experienciar um pouco da sua prática profissional, bem como reconhecer a aplicabilidade da matemática em seu cotidiano.
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