VAMOS FAZER UM BOSQUE? UMA EXPERIÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i11.1079Palavras-chave:
Educação do campo, Educação Matemática, Escola do campo, Sequência didáticaResumo
O ensino contextualizado, aliado a experiências e vivências dos alunos aos conteúdos abordados em sala de aula pode contribuir de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem, especialmente em espaços e modalidades particulares como a educação do campo. Nessa perspectiva, o presente trabalho descreve uma experiência de uso da resolução de problemas no ensino de matemática em uma escola do campo. A experiência ocorreu no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola de campo no interior do Estado de Minas Gerais, município de Coramandel. Uma situação-problema sobre um plantio de mudas foi utilizada e envolveu a realização de atividades diversas visando sua resolução. Foram realizadas atividades em sala de aula e em sala de informática da escola. Os resultados demonstraram que a práxis das atividades foi exitosa e que a metodologia empregada atende a realidade e as especificidades da educação do campo, ao mesmo tempo que emprega os conteúdos ensinados de forma enriquecedora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).