A LEI N. 10.639/2003 E A ESCOLA BÁSICA: PANORAMA DA LITERATURA ESPECIALIZADA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i11.1088Palavras-chave:
Relações Étnico-Raciais. Escola Básica. Revisão da Literatura. Lei n. 10.639/2003Resumo
O presente texto objetiva apresentar os debates encaminhados pela literatura especializada sobre os avanços, os desafios e a formação de formações de professores(as) no que tange a implementação da Lei n. 10.639/2003 na Escola Básica. Utilizamos como suporte metodológico as orientações conceituais de Ferreira (2002), sobre “Estado da Arte” e alguns aspectos de Bardin (2016) para a análise de conteúdo. Para alcançar a centralidade da produção, foi realizado o levantamento de dez artigos como forma de abarcar e sinalizar argumentos da literatura especializada nos últimos vinte anos da Lei n. 10.639/2003, as produções foram adquiridas no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando os descritores “relações étnico-raciais” e “escola básica”. Dentre as conclusões, ressaltamos que a legislação que norteia essa produção, reconhece que a educação não se limita apenas à transmissão de conteúdo, mas também tem o papel de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos na sociedade, almejando sempre a justiça social e minimização do preconceito e a discriminação. Além disso, os principais argumentos da literatura, nos leva a reflexão do/no contexto docente, a formação de professores(as) e a importância do diálogo entre a Universidade e Escola Básica, na busca de fortalecer a prática pedagógica.
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