A GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA E OS SEUS DESDOBRAMENTOS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - PCDS CONSTATADAS A PARTIR DAS PESQUISAS REALIZADAS NO PROFEPT ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2022

Autores

  • Rosa Almeida de Carvalho IFBA
  • Ana Rita Silva Almeida Chiara
  • Georges Rocha Souto

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v1i11.1100

Resumo

O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica da produção científica do Mestrado Educação Tecnológica Profissional e Tecnológica (ProfEPT) sobre a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a fim de compreender quais dessas ações vêm sendo desenvolvidas relacionadas à gestão participativa. A metodologia utilizada consistiu no levantamento das produções científicas publicadas no Observatório do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), entre 2019 e 2022; em seguida, procede-se à apresentação das principais informações e das conclusões a que chegou cada um dos estudos. Por último, cruzamos os dados obtidos, a fim de perceber semelhanças e diferenças entre as abordagens teórico-metodológicas e entre os resultados obtidos. Ressaltamos que se trata de um trabalho de natureza qualitativa e revisão de conteúdo. Como resultado, observamos que há um conjunto de ações relacionadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva, ao incremento no desenvolvimento de produtos educacionais que possam tornar os espaços pedagógicos da EPT mais inclusivos e a gestão participativa uma realidade para essa modalidade discente. No entanto, os dados também nos mostraram que esse tema necessita de discussões mais amplas, uma vez que as políticas públicas de inclusão para a EPT precisam se consolidar a partir do engajamento dos gestores, da comunidade escolar e de ações afirmativas permanentes.

Downloads

Publicado

2025-04-21

Edição

Seção

Artigos